segunda-feira, 28 de março de 2011

A Cadeira de Prata – As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis

Salve cari lectores!!
Com vão vocês??
Mais uma semana passou e eu estou aqui novamente para postar para vocês mais uma história dessa grande aventura. Pois bem, estamos quase no fim, já que esse é o sexto livro, então só falta mais um L.

Tenho certeza que vocês estão curiosos para saber a continuação dessa história, por isso vamos a ela:
Jill estudava em um ‘Colégio Experimental’, e tudo que tenha a palavra experimental no meio não é de se esperar que de muito certo. Ela vivia sendo atormentada pelas garotas da sua turma (e que pela política do colégio, elas não eram punidas), então para se refugiar, ela se escondia atrás do ginásio. Um dia, por coincidência, ela estava lá chorando, quando Eustáquio chegou e, para acalmá-la, contou-lhe uma fantástica história sobre outro mundo, mas antes que ele pudesse acabar, os valentões apareceram, querendo bater nele, então eles correram e correram até encontrar o murro do colégio e uma porta, mas ao abri-la não se depararam com aquilo que imaginavam mais sim com um mundo totalmente diferente.

Eles chegaram há um lugar lindo, mas (como sempre os ‘mas’), eles se depararam com um abismo que parecia não ter fim, e por insistência e descuido de Jill, Eustáquio caiu no abismo, então ela sentiu uma brisa, e quando se viro viu um leão gigante assoprando, ela não acreditou, mas logo percebeu que ele era amigo, e ele explicou que eles tinham uma missão em Nárnia, que era encontrar o único filho de velho rei Caspian X (ele avia desaparecido depois de meses procurando a serpente que avia matado a sua mãe), e que ela deveria guardar os quatro sinais: “1°: Eustáquio deverá cumprimentar um velho amigo, assim,  terá uma grande ajuda; 2°: deverão viajar para as ruínas dos Gigantes; 3°: as ordens descritas na pedra nas ruínas devem ser seguidas; 3°: reconheceram o príncipe, quando encontrado, pois ele pedira em nome de Aslam”.
Jill foi atrás de Eustáquio, como ele, pelo abismo, e desceu por muito e muito tempo, até chegar em Cair Paravel, aonde viram o rei Caspian sair em viajem atrás do filho, com medo Eustáquio não flou com ele, assim o primeiro sinal não foi comprido, mas logo fizeram novos amigos que os ajudaram a encontrar o Brejeiro( um Paulama, ele tem as pernas e os braços bem compridos), que os ajudou a chegar até a terra dos gigantes, e lá encontraram  uma dama que os direcionou para uma casa de gigantes ‘amigáveis’ que deveriam saber aonde ficava as ruínas. Então eles caminharam por dias e mais dias e a neve começou a cair e Jill já não repetia os sinais, até que já não lembrava mais deles. 

Eles chegaram na casa dos gigantes, e caíram na armadilha deles, mas conseguiram fugir antes de virarem jantar, e acabaram encontrando o segundo, e na ‘sorte’, o terceiro sinal. Após uma enorme queda, eles descobriram (dá pior forma) que aviam chegado ao fundo do mundo ou o submundo e após hora e mais horas de viagem chegaram a presença do cavaleiro que acompanhava a dama (que mandou eles para a casa dos gigantes), conheceram a sua história (que a rainha avia salvando a sua vida e ela ia fazer-lo rei, mas ele estava encantado por um feitiço e então ele deveria ser amarado a uma cadeira, pois ele tinha um ataque) então eles presenciaram esse ataque e nele surgiu o ultimo sinal, após soltarem o príncipe Rilian, ele destruiu a cadeira de prata, a que o controlava, mas antes que conseguissem fugir a dama (que era considerada a rainha do Submundo) e tentou convencê-los que só o lá existia e nada mais, mas o Brejeiro descobriu uma forma de se livrar do feitiço  dela e ela num ataque de fúria de transformou em uma serpente, a qual tentou matar Rilian, mas antes que ela conseguisse fazê-lo, eles  á mataram, e assim Rilian vingou a morte de sua mãe.
A partir daqui, eles se dedicaram a fugir daquele lugar que parecia que ia sumir, e descobriram que os escravos da ‘rainha’ também eram escravizados pelos feitiços dela, e mais ainda, que eles eram do fundo do fundo do mundo. Eles fugiram pelo túnel eu a rainha ia utilizar para conquistar o seu novo reino, assim, sem saber chegaram ao coração Nárnia, foram interados das noticias, e na manhã seguinte foram todos a Cair Paravel, ver o retorno e a morte do rei Caspian.

Foi um grande final, pois Aslam os levou novamente para as terras aonde eles aviam entrado naquele novo mundo, e viram o velho e morto Caspian, se tornar jovem e vivo novamente. Então Aslam deixou que Caspian realizasse o seu sonho e que ele poderia passar cinco minutos no nosso mundo para ajudar Jill e Eustáquio, e também disse aos dois que a próxima  vez que vierem  para Nárnia eles não iriam mais voltar.
Então, quando voltaram ao colégio, os seus perseguidores levaram um baita susto, e a diretora foi deseperada ligar para policia, mas quando eles chegaram lá estava tudo normal. Foi feito inquéritos no colégio e ela saiu do cargo de diretora, então ele se tornou um dos melhores colégios dá região. E Jill e Eustáquio continuaram amigos para sempre. Em quanto em Nárnia, o imenso lago que virou o Submundo, os narnianos iam lá cantar se refrescar nos dias de calor.

                                                                                              Continua...
Pois é pessoas, chegamos ao fim de mais uma história, espero que tenham gostado.
Uma das curiosidades desse livro é que antes de ele se chamar de ‘A Cadeira de Prata’, Lewis avia dado a ele outros nomes como: “As Terras Desoladas e Selvagens”, “Noite Abaixo de Nárnia”, “Gnomos Sob Nárnia” e “Novidades Abaixo de Nárnia”.
E o Brejeiro foi baseado no jardineiro de Lewis, Fred Paxford.
J
Bugs..
:*

segunda-feira, 21 de março de 2011

As crônicas de Nárnia – A Viagem do Peregrino da Alvorada – C. S. Lewis


Salve cari lectores!!
Com vão vocês??
Espero que não muito brabos comigo!=)
Antes de começar mais este resumo, gostaria de pedir minhas sinceras desculpas a você, caro leitor! Pois neste mês  que estive ausente foi por uma causa justa, na verdade, por causa de uma amiga que me passou todas as temporadas do seriado ‘Grey’s Anatomy’( que eu vou fazer no mínimo um post sobre ele), e a facul que também me roubou um tempão. Espero que entendam!
Mas chega de enrolação, vamos ao que interessa... A Viagem do Peregrino da Alvorada:
Nossa história começa quando o pai de Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia consegue um emprego nos Estados Unidos, e sua mãe resolve ir junto, como não é possível levar todos os filhos juntos, apenas Susana vai com eles, enquanto Pedro vai ficar na nova casa do professor Kirke (iden aos primeiros post sobre as Crônicas) e Edmundo e Lúcia ficaram na casa dos tios, mas não gostaram nada da idéia, pois lá também mora o seu primo Eustáquio, que era o perfeito exemplo de pessoa que vivia para incomodar os outros.
Quadro
Edmundo e Lúcia, sempre que podiam, aproveitavam o tempo sem o primo para conversar sobre Nárnia, e nesta tarde eles estavam sentados na cama de Lúcia observando o único quadro que gostavam da casa, era um quadro que representava um barco vindo em nossa direção, mas não qualquer barco, para eles era um verdadeiro barco de Nárnia, com uma cabeça de Dragão na proa e uma grande vela em um tom púrpura. Tudo ia bem até que Eustáquio chegou, e queria saber por que eles gostavam tanto daquele quadro, em tão Lúcia respondeu: -“Por que o navio parece que está andando, a água parece mesmo molhada , e as ondas sobem e descem.” Foi quando todos prestaram mais  atenção e perceberam que isto esta acontecendo mesmo, e de repente uma enorme onda sai de dentro do quadro, encharcando todos eles, Eustáquio revoltado, resolve tentar quebrar o quadro, e Edmundo sabendo que aquele quadro era uma passagem para Nárnia o tenta impedir, e Lúcia faz o mesmo, mas quando percebem já estavam tentando nadar na que le imenso mar, por sorte a tripulação do navio os avistou e os tirou da água. Lúcia e Edmundo ficaram extremamente felizes quando descobriram quem era o dono do navio, pois era o Rei Caspian, que avia ajuntado uma tripulação e resolveu ir atrás dos sete amigos de seu pai, que avião sidos mandados a uma viagem pelo seu tio, mas nenhum avia voltado, e ele agora estava disposto a encontrá-los e se fosse o caso, vingar-lhe suas mortes. Mas Ripship (o comandante dos ratos) tinha planos maiores,  ele gostaria de navegar até o estremo Oriente, até as terras de Aslan. O único que não gostou da idéia foi Eustáquio que se sentia muito enjoado, mas como ele não sabia como voltar, se conformou com a viagem.
A primeira parada foi nas Ilhas Solitárias, aonde os reis de Nárnia a muito não pisavam, e agora avia se transformado em um mercado de escravos, mas não por muito tempo, pois com a ajuda de lorde Bern, o primeiro dos seis companheiros, e após terem sidos confundidos como escravos, eles reivindicaram o trono das ilhas e expulsaram os traficantes de lá. Após reabastecer o navio continuaram sua viagem , e em um certo dia, do nada, começa uma terrível tempestade que durou treze dias , e no seu fim resultou numa calmaria, e aos poucos o vento voltou a sopra, mas foi apenas oito dias após que avistaram uma ilha ao longe, aonde atracaram.
Nesta ilha Eustáquio se mete em uma encrenca, e vira um dragão, mas apartir daí ele se torna mais amigável, e Caspian  supôs que em essa ilha o segundo companheiro de seu pai avia morrido, o lorde Octaciano, e batizou a ilha de Ilha do Dragão.
Um pouco mais adiante encontraram outra ilha desabitada que deram o nome de Ilha Queimada, e seguiram viajem. Mas os bons ventos trouxeram outra tempestade, e a tempestade trouxe uma coisa pior, uma serpente marinha, que tentou afundar o navio, e por pouco quase conseguiu. Apos alguns dias encontram uma nova ilha, aonde puderam buscar água, e em uma expedição pela ilha descobriam o que aconteceu com o terceiro fidalgo (companheiro do pai de Caspian), eles encontraram um riacho que as águas encantadas transformavam tudo em ouro. E batizaram a ilha de Água da Morte. E assim prosseguiram a viagem.
Após muitos dias de viagem atracaram em uma ilha aonde eles ouviam vozes,os Tontópoles (que eram invisíveis), que lhe contaram a história da ilha e Lúcia resolveu ajudar a desfazer o encanto que eles mesmos aviam colocado, e foi até o quarto do mago e leu o seu livro de encantos e desfez o feitiço, e se encontrou com Aslan e o mago, que contou a verdadeira história. Assim partiram mas uma vez, e agora da Ilha dos Tolos.
Após duas semanas de viagem, Edmundo avistou o que ele achava ser uma ilha, mas quanto mais se aproximaram menos achavam que era uma. Até que perceberam que era um nevoeiro muito denso, e lá dentro encontra o quarto fidalgo, lorde Rupe, que avia ficado louco, e as sua loucura tinha um bom motivo, pois aquela ilha se chamava Ilha Negra, aonde os pesadelos se tornavam reais. Quando eles saíram de lá ela desapareceu.


moça, filha de uma estrela
Seguiram a diante, navegando por águas tranqüilas até chegarem em uma ilha aparentemente deserta, até encontrarem ruínas do que foi um grande salão com uma enorme mesa no centro com um banquete real e três estranhas figuras dormindo sentadas , e quando já estava amanhecendo uma moça veio e explicou o que avia acontecido e logo após chegou seu pai e disse que para ele livrarem o encanto dos três últimos fidalgos, eles deveriam ir até o fim do mundo e um de seus passageiro deveria ficar lá, e imediatamente Ripchip se prontificou. E assim eles seguram para o fim do mundo, e quanto mais próximos eles chegavam menos eles precisavam comer e dormir, e todos se sentiam muito bem , até que chegaram bem perto do fim do mundo, então Ripchip, Lúcia, Edmundo e Eustáquio  partiram sozinhos pro fim da jornada. Ripchip pasou pela cortina de água que separava o fim do mundo e as outras três crianças seguiram os lírios até se encontrarem com Aslan e ele os mandarem de volta para sua casa, avisando-os que eles não voltariam mais a Nárnia. Considerações finais: Caspian e sua tripulação voltou a salvo para Nárnia com os quatro fidalgos, e Caspian se casou com a moça da ilha. E quanto a Eustáquio, todos notaram sua mudança de comportamento e acharam ótimo isso.
                                                                       Continua...
Bem, aqui chega ao fim do quinto livro, espero que tenham gostado!!
=)
Ripchip
Hoje não colocarei curiosidades, pois, já está bem extenso este post, pois não é fácil narrar uma aventura dessas em poucas linhas.
Bugs...
:*