sábado, 5 de janeiro de 2013

O Pálido Olho Azul (The Pale Blue Eye)- Louis Bayard

Salve caros leitores! Tudo bem com vocês?
Eu sei que faz bastante tempo que não apareço por aqui, mas tenho motivos fortes para isso!
Não sei se a inspiração para escrever este post foi o incrível livro que acabei de ler ou ver aqui do ladinho a quantidade de visualizações desses DOIS, sim, dois anos de existência desse blog, e sinto-me muito feliz com isso!!

Bem, vamos direto a história de hoje: O Pálido Olho Azul
A nossa história se passa na Academia Militar de West Point no ano de 1830. É um relatório transcrito pelo nosso personagem principal, o detetive Augustus Landor, para os mais íntimos Gus Landor, da sua ultima investigação, a morte de um cadete de West Point! Mas não foi uma morte qualquer, mas sim um mistério, pois além do cadete Fry ser encontrado enforcado, horas depois seu corpo foi roubado e violado, sendo tirado o seu coração! Sim Leitores, aconteceu exatamente isso que vocês acabaram de ler!! E para um crime tão hediondo não poderia ser chamado alguém com menos prestigio quanto nosso caro Gus Landor que aceitou de imediato. Como ele já estava com uma idade avançada e com problemas de saúde, pediu ao coronel Thayer que liberasse um dos cadetes para ser seu assistente. Apos muita deliberações e entrevistas Gus escolheu, ao seu ver, o mais qualificados dos cadetes, o jovem aluno do primeiro ano, sir Edgar Allan Poe!
A história se ramifica entre a narrativa de Landor e os " Relatórios" de Poe a ele. E isso nos mostra o cotidiano da Academia e o desenvolvimento da história, onde a partir de pequenos fatos surgiram diferentes suspeitos, e mais vitimas se fizeram.
Além de mortes misteriosas e violação de corpos, o altor trás a vida de Landor,Adgar e da familia Marquis, e ainda rituais satânicos e poemas vindos do alem!
Ao contrario dos meus outros resumos, não irei detalhar e contar o final desta história. Por que?? Bem, eu achei essa história intrigante de mais e cheia de detalhes que seriam impossíveis de serem transcritos em um simples resumo. E principalmente, o final é tão HollyWoodiano que, dessa vez eu concordo, perderia toda a graça do livro.
Depois de ler os agradecimentos do altor e antes de escrever este post eu fui pesquisar a vida do escritos Edgar A. Poe, e é incrível a fidelidade que o altor Louis trás em seu livro sobre a vida desse fascinante personagem. Mas que fique claro que a história em seu conteúdo principal é totalmente fictício!

Este é um livro que eu recomendo muitíssimo!!
Espero que tenham gostado!
Se a inspiração continuar vou escrever mais alguns resumos durante essas férias!!

Kus :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário