domingo, 30 de janeiro de 2011

O Mundo de Sofia



O Mundo de Sofia - Romance da historia da filosofia
Eu não poderia começar por outro livro se não o “meu primeiro livro”. Esse foi o primeiro livro (com mais d 10 pag. ) que eu gostei e li até o final (suas 547 pag.).
Sem mais delongas, o resumo é esse:
Sofia Amundsen é uma garota que a poucas semanas de seu aniversario de 15 anos começa a receber bilhetes estranhos e sem remetente pelo correio(tenho certeza de que você iria se assustar se recebesse um bilhete escrito: “quem é você?) , e mais estranho ainda são os postais que um major desconhecido começa a lhe enviar do Líbano e que Sofia deve entregar os cartões a sua filha Hilde Knag, que por ‘coincidência’ faz aniversario junto com ela. Mas Sofia não faz a menor idéia de quem seja o major, e muito menos quem é Hilde. Isso faz com que a história tenha dois planos, o do mundo de Sofia e do mundo de Hilde.
O romance passa, em sua maioria, no mundo de Sofia, no qual, ela recebe seus misteriosos bilhetes, os quais fazem ela pensar sobre si mesma e o mundo em volta dela. Com o passar do tempo, em vez de receber apenas bilhetes, ela começa a fazer um curso de filosofia no qual ela aprende sobre ‘o que é filosofia’, e fazendo-a viajar no tempo até os antigos filósofos ocidentais, mostrando á ela, de modo simples, como compreender coisas que só os ‘grandes’ conseguiam entender. Este professor de filosofia, o qual manda essas misteriosas cartas, não economiza na hora de dar exemplos e variar seu modo de apresentar suas ‘aula’ á Sofia, usando de simples lego (para exemplificar os pensamentos de Demócrito) ao incrível vídeo( que leva Sofia até a Grécia antiga, aonde ela conhece Platão e suas idéias) e os deliciosos bolos (que em suas formas ajudam a exemplifica a teoria platônica das idéias).
 Entre as lições, Sofia continua recebendo as estranhas correspondências do major, e cada vez parece que ele sabe mais sobre a sua vida e de seu professor. E Sofia percebe que quanto mais se aproxima do seu aniversário ela está se aproximando de Hilde, mas ela não sabe o ‘pro que’.
Bem, é ai que o mundo se Hilde aparece e acaba revelando a nós o grande mistério.
Apartir daqui, aconselho aqueles que não querem saber o final dá história a pararem de ler.=)
Continuando...
Era dia 15 de junho de 1990,o dia do aniversario de 15 anos de Hilde Moller Knag. Ela vive com sua mãe em uma casa a beira-mar. O seu pai é major, e atualmente está servindo na ONU no Líbano, e ela não via a hora de ele voltar para casa. Mas o que Hilde não sabia era que seu pai avia lhe mandado um presente muito especial, o qual estava embrulhado em um lindo papel azul-celeste com uma fita de seda vermelha, ela abri-o cuidadosamente, e em seu interior avia um fichário no qual continha uma história, não qualquer história, mas sim a história do “Mundo de Sofia” . Ela começa a ler a historia daquela menina que faz aniversario com ela, e se perde no tempo, aprendendo as lições de filosofia e lendo as cartas que seu pai mandou para Sofia.
Apartir daqui os mundos de Hilde e de Sofia estão totalmente interligados.
Alberto (o prof. De filosofia) e Sofia descobrirão que eles faziam parte de um livro escrito pelo major, e assim vigiados e controlados por ele, então eles resolvem fugir e vão parar no mundo de Hilde, mas como eles são apenas frutos da imaginação do major ninguém pode velos, e assim eles vão de encontro com o criador deles, e eles se encontrão, não pessoalmente, mas eles podiam sentir a presença de uns com os outros. E ali Sofia aprendeu a sua ultima lição: “Os filósofos de verdade nunca desiste.”
                                                                                                            Fim.

O que eu achei sobre o livro?
Adorei a história, e é um livro com muito conteúdo didático que seria facilmente utilizado nas escolas nas aulas de filosofia. A única coisa que deixou a desejar, na minha opinião, é o final, mas cada um com as suas manias.
Um pouquinho sobre o autor:

Jostein Gaarder

Quem escreveu esse belíssimo livro foi Jostein Gaarder, professor de filosofia no ensino médio, e que em 1986 começou a se dedicar à literatura infanto-juvenil, tendo publicado diversos livros. Mas o seu maior sucesso veio em 1991, quando foi lançado o “Mundo de Sofia”, premiado em muitos países.
A quem eu recomendo?
A todos que buscam conhecimento, ou apenas quem desejá uma boa história. Não tem idade para se aprender, então divirtão-se.

Tomara que tenham gostado deste meu primeiro (na verdade segundo) post.
Qualquer duvida, reclamação ou elogio é só deixar um comentário!

=)
Hugs
(Abraços)


2 comentários:

  1. Hemely =)
    Legal seu post, também recomendo o livro a esse mesmo tipo de pessoa. É um livro muito belo, de fato!

    ResponderExcluir