quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Chefão


Salve cari lectores!!

A vida se acha engraçada, vive pregando pesa na gente, mas ela não sabe como isso machuca...”, e por isso dedico esse post ao René, irmão da Rosana, que nos deixou hoje, com muita tristeza.

Como já dizia Cazuza: ”o tempo não para”...e bem... a vida continua.....
 
‘O Chefão’ é um romance fascinante, cheio de reviravoltas e ramificações, por isso eu acho que será muito difícil fazer um bom resumo!! Mas vou fazer o possível....=)
A versão que eu li, foi publicada em 1970 sendo a sua 8º edição. Sendo assim escrito nas normas ortográficas da época, contendo vários acentos que eu nunca achei que existiam. O mais engraçado é o ‘elê’, que foi muito utilizado (e tenho que confessar que varias vezes tive que pensar um pouco antes de escrever para não por esses acento []). Outra coisa interessante é que, alem do livro ter sido dividido em capítulo, ele foi também subdividido em mais 9 ‘livros’, assim facilitando as visualização dos vários temas abordados.
Bem, como comentei anterior mente, a história tem varias ramificações, o que a torno uma longa, mas bem esclarecedora. Mostrando todos os ‘por quês’ dos atos de seus personagens!
Vou para de lero-lero e começar de uma vez o resumo, e se lembrem: vou fazer o resumo somente do tema central, assim, quem quiser saber mais sobre a história deve ler o livro ou deixar um comentário com a sua duvida que eu terei prazer em responde-la  =)
Seu nome era Vito Andólino, mas poucos conheciam o seu nome de batismo. Quando se mudou para a América, para se proteger dos assassinos do seu pai, que foi cruelmente morto pelos mafiosos que dominarão a Secília. Assim, quando chegou em Nova York, passou a se chamar Vito Corleone, uma homenagem a sua aldeia natal. Com o tempo, depois de aprender muitas lições nessa nova terra, e se tornar ‘poderoso’, recebeu o titulo de Don. E para aqueles, ao qual ele prestava ‘singelos’ favores, lhe chamavam carinhosamente de ‘Padrinho’.
Dom Corleone recebeu seu ‘apelido’ de Padrinho, pois, nunca ou em raras exceções  recusava o pedido de um favos a quem lhe pedisse, não pedindo nada em troca, apenas a sua ‘amizade’, assim eles tinham um pacto de honra com ele.
Vito construiu o seu império apartir do nada, e se tornando o homem mais poderoso do país em alguns anos.
E como ele conseguiu isso??
Bem, ele tinha o poder de persuasão no sangue siciliano, e quase nada o tirava do serio e nunca fazia ameaças, sempre argumentava,foi isso que o tornava um homem muito perigoso.
Don Corleone tinha 4 filhos, Sonny, Freddie, Michael, e a casula Connie.
Sonny, por ser o mais velho e viver sempre ao lado do pai, acredita que seria o seu sucessor no negócio de Azeite da família.
Freddie também sempre esteve do lado do pai, mas não tinha as características de um bom chefe da Família.
Michael foi o filho rebelde, que se afastou da família e seguiu a sua vida, tentando ser o mais normal no possível.
E Connie a filha predileta e mais mimada do Don, e foi no casamento dela que a história desse livro começou!

Connie casou-se com Carlo, que ela achava-o perfeito, e que no fundo só o que ele tinha era interes no que ele poderia ganhar se fizesse parte da Família. (Relato isso, pois, será muito importante nos ‘finalmentes’ da história)
Nova York era dividida entra as cinco grandes Famílias. E como nada é perfeito na vida, de vez em quando avia discuções entre elas, o que varias fezes acabavam com muitas mortes (e muito dinheiro também).
Mas, o que são as Famílias?
Cenas do Filme
Boa pergunta!     As Famílias (me refiro a elas com a inicial em letra maiúscula, para sabermos distingui-las, vocês vão logo entender o porque disso), são compostas por seu Don, o consigliori( conselheiro),os outros membros da família do Don, e os caporegimes, ou capitão, e os homens que trabalhavam sob as ordens deles, a guarnição de soldados. Quanto mais níveis estiverem presentes para ações eram melhor, porque quanto mais longe do Don estiver das operações, menores as chances de ele ser envolvido. E cada Família tem o seu próprio negocio: Jogos de azar, corrida de cavalos, prostituição, entorpecentes entre outros. Mas foi por causa desse ultimo que começou a guerra entre as Famílias.
Don Corleone era o único com poder e dinheiro, para começar com esse negocio no país, mas ele era muito ‘antiquado’ pra mexer com isso, então como ele não aceitou a proposta, atiraram nele, e por um certo tempo acharam que ele tinha morrido, nisso Sonny assumiu os negócios da família, e depois de muita discução e sem achar outra solução, Michael aceitou a proposta de Sonny de vingar o seu pai e assim ele matou os acusados. Nisso ele foi mandado para Sicília por três anos, enquanto as coisas se ajeitavam por ‘aqui’.
Algum temo depois Connie começo a ter problemas com o seu marido, e numa dessas fezes Sonny foi correndo ajudá-la, mas foi parado na alto-estrada e assassinado.
Assim Don Corleone assumiu novamente os negócios e fez as pazes com as cinco Famílias(e assim diminuindo o poder da sua Família), resolveu o caso de Michael, para que ele pode-se retornar. Quando isso ocorreu, Michael virou pupilo de Dom Corleone, aprendendo todas as coisas que ele precisava saber sobre os negócios, e assim três anos depois de ter começado o seu ‘curso’, Don Corleone veio a falecer, e assim Michael pois em pratica um plano que ele com Vito avião planejado á muito tempo.
E qual era o plano??
Era uma coisa que o Dom tinha jurado que não poderia fazer, mas que depois que ele morresse, não poderia fazer nada para impedir: a vingança pela morte de seu filho Sonny.
Assim,’ Michael’ matou Carlo ,pois ele traiu a Família, e mais os chefes das duas maiores Famílias ,porque elas que arranjaram tudo para o assassinato, e também porque a muito tempo elas já avião quebrado as regras do acordo feito por Don Corleone.
Depois de tudo acertado, ele vendeu todas as propriedades da família de Nova York e se mudaram para Las Vegas a cidade do futuro.
                                                                                                                        Fim.
Tem muita coisa que eu não citei, e por isso algumas coisas devem ter ficado confusa, mas como eu disse no inicio, essa é uma história longa e com muitas ramificações!
Desculpa se ficou muito longo, mas eu fiz o possível e o impossível para trazer essa história belíssima em ‘poucas’ linhas para mostrar a vocês a ‘verdadeira história da Máfia’.
Para aqueles que quiserem saber mais sobre o Mário Puzo clique aqui!!
Então, como eu também já disse no começo, qualquer duvida, critica ou parabenizarão, ou somente um Oi deixe um Comentário  =)

E antes que eu me esquessa!!   Quero que todo mundo mande um Oi pro Otomar, por seu primeiro de muitos post aqui (eu espero).
Brigaduu Otomar!!!=D

Bugs..
:*
                    O Chefão (The Godfather) – Mário Puzo

Um comentário: