quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O cavalo e o menino - As Crônicas de Nárnia

Salve cari lectores!!

Como vocês estão??
Espero que tenham gostado da nossa ultima história!
Estão prontos para a nossa próxima a aventura??
...prontos ou não, lá vamos nós!!...

Hoje vou contar para você a história que começou na Calormânia e foi acabar em Nárnia, na época em que Pedro era o Grande Rei de Nárnia. No estremo sul da Calormânia vivia um pescador e um menino o qual chamava de filho, e o seu nome era Shasta. Eles viviam uma vida pacata de pescadores, vendendo o seu produto na feira, mas Shasta não se interessava muito por isso, ele queria mesmo era conhecer as terras do Norte e seus mistérios.
Um dia chegou um homem, o qual seu ‘pai’ o recebeu muito bem, e o chamou por tarcaã (um posto importante naquela época). Os dois homens estavam conversando de noite sem saber que Shasta estava ouvindo, e assim ele descobriu que não era filho do pescador mas sim que tinha sido encontrado numa canoa que veio do mar. E também ficou sabendo que o pescador queria vende-lo ao tarcaã, com isso ele resolveu fugir, pois não sabia se o tarcaã seria um bom atrão, e ele sabia que a única coisa que saberia se eler ou não era um bom patrão era o seu cavalo, mas como ele sabia muito bem que cavalos não falavam, não se importou em perguntar para ele o que ele achava do seu patrão, e para a sua surpresa ele respondeu, e disse que se chamava Brirri-rini-brini-ruri-rá(pois ele é uma cavalo narniano, que foi seqüestrado quando era apenas um potrinho, ele queria voltar para lá), mas Shasta só o chamava de Bri.
Assim, eles se tornaram amigos e planejaram a sua fuga, com Bri ensinado Shasta a aprender a cavalgar, andando de noite e descansando de dia, fazendo o possível para desviar das cidades maiores, sempre indo para o norte rumo a Nárnia.
Após várias semanas de cavalgada, agora eles estavam margeando o mar pela floresta, quando Bri percebeu que estavam sendo seguidos por outro cavalo, tão veloz quanto ele, foi quando ele viu que não tinha apenas uma cavalo mais sim um ou dois leões perseguido-os. Eles só foram para depois que nadaram um braço de mar, e lá conheceram quem estava no outro cavalo, ou melhor, na égua. Então eles se apresentam quem montava a égua era uma garota mais ou menos da idade de Shasta, ela se chama Aravis e é uma tarcaína (filha/mulher de um tarcaã), e sua égua chama-se Huin (que também é narniana, e também foi seqüestrada, e sucessivamente, também queria voltar para Nárnia). Aravis não se deu muito bem, a primeira vista, com Shasta, ao contrario de Bri, que se tornaram logo amigos e decidiram que deveriam seguir juntos para o Norte (para Nárnia). Assim, Aravis contou a sua história, de que seu pai queria que ela casasse com um homem (com a idade para ser seu pai) só por que ele era bem sucedido e muito rico, por isso ela fugiu (deixando a sua criada em maus lençóis!).
Eles continuaram a sua viagem até Tashbaan ( a maior cidade, aonde vive o Rei Trisror – que ele viva para sempre!), ali não teria como eles dar a volta pela cidade, então o jeito foi entrarem pelo portão principal pela manha no horário mais movimentado, para não serem percebidos, e se acaso algum deles se perdesse do resto, eles deveriam se encontrar nas Tumbas dos Antigos Reis. Não foi muito difisil eles entrarem na cidade, o problema foi quando o cortejo com os fizitantes de Nárnia passara e confundiram Shasta com o príncipe de Arquelândia (cidade vizinha a Nárnia), que era muito amigos deles, quando Aravis viu isso ficou desorientada, e logo em seguida fui uma antiga amiga passando e Aravis a fez levá-la junto para seu castelo com os seus cavalos. E assim, Shasta conheceu o Rei Edmundo, e a Rainha Susana, e o motivo pelo qual eles estavam ali (o príncipe Rabadash queria se casar com Susana, mas agora ela já não queria mais se casar com ele). Em quanto isso Aravis contava toda a sua historia para a sua amiga, que resolver ajudá-la.
Em quanto Shasta parecia dormir, o Rei Edmundo e a Rainha Susana conversavam com os seus fieis ajudantes, sobre o casamento, e planejara uma fuga (que foi bem sucedida). Quando eles saíram do quarto Shasta viu um garoto igual a ele pular a janela, mas ele não tinha muito tempo para conversar, assim o garoto explicou como sair da cidade, e ele logo fugiu dali.
Quando a amida de Aravais ajudava ela a fugir por m portão no castelo de Trsror, elas acabaram descobrindo que os visitantes de Nárnia aviam fugido e que Rabadsh estava furioso que queria de qualquer jeito se casar com Susana, e para isso ia invadir Arquelândia e depois Nárnia, e foi isso que ele fez, levando com sigo mais duzentos escudeiros. Assim, Aravis foi correndo contar a Shasta e a Bri e Huin, o que tina ouvido, e todos foram atravessando o deserto que separava Tasshbaan de Arquelândia. Chegaram muito cansados, mas sabiam que deveriam continuas, pois o exercito estava logo atrás deles, e quando estavam quase chegando em uma casa, quando um leão apareceu novamente e atacou Aravis, mas Shasta a protegeu até chegarem ao eremita (dono da casa), que deu ordens a Shasta de continuar correndo o mais rápido possivel e linha reta que encontraria o Rei Luna (rei de Arquelândia), e assim o fez, até o encontra e lhe contar tudo o que avia acontecido, então o Rei voltou correndo para seu castelo, mas Shasta se perdeu no caminho e se encontrou com o leão que o tinha perseguido desde o começo da história, mas não era qualquer leão mas sim Aslan, que o levou para Nárnia, aonde ele mandou uma mensagem para os reis daquela terra e descansou com os anões, até que o exercito de Nárnia chegou lá, e ele foi junto com o seu novo amigo Corin (o garoto, o qual ele foi confundido em Tasshbaan). Quando chegaram em Anvar (no castelo do rei) os homens de Rabadesh estavam tentando derrubar a porta, mas não deu tempo para isso, pois eles (narnianos) atacaram, o felinos por um lado os gigantes por outro, as arqueiros posicionados e a cavalaria indo direto contra eles, foi uma vitória fácil mas vergonhosa para Rabadesh, que não se conformava que avia perdido. E assim que Shasta ou melhor, Cor ficou sabendo de sua verdadeira história (que ele foi profetizado, que um dia ele salvaria Anvar de um perigo, por isso que inimigos de seu pai o seu sequestraram, e em uma batalha naval ele avia sido perdido, e acabou vivendo com o pescador), voltou correndo a casa do eremita para encontrar seus amigos e levar Aravis (que também se encontrou com Aslan, e ficou sabendo que os ferimentos que ele avia feito nela, era por causa de sua criada, que ela deveria sofrer o messmo que sua criada sofreu) com ele para morar no castelo e Bri (que também vim Aslan, e aprendera uma bela lição) e Huin para Nárnia.
Quanto a Rabadesh, ele foi feito prisioneiro, mas por causa de sua ignorância e seu jeito rude/cainha de ser, Aslan o transformou em um burro e foi mandado de volta para casa, se transformando em humano na frente de todo o seu povo e não podendo sair a mais de dez quilômetros de seu castelo, assim ele foi um bom rei quando o seu pai morreu.
Quanto a Cor (Shasta), ele virou rei, e apesar de suas brigas com Aravis, eles perceberam que não poderiam mais viver separados, então eles se casaram e quando o Rei Luna morreu os dois viraram rei e rainha de Anvar.
Quanto a Bri e Huin, foram para Nárnia aonde viveram felizes, mas separados, sempre indo vizitar seus amigos em Anvar.
                                                                                         Continua....
 Então vamos as curiosidades:
• “O Cavalo e Seu Menino” foi completado antes de “A Cadeira de Prata”, embora tenha sido publicado depois.
• Pauline Baynes criou aproximadamente 350 desenhos para as Crônicas de Nárnia.
• Seis filmes das Crônicas foram feitos para a TV: uma versão em desenho animado de “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” em 1979; versões com atores reais de “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, “Príncipe Caspian e A Viagem do Peregrino da Alvorada” (combinados em um só filme) e “A Cadeira de Prata” nos anos 80 (que passaram na BBC); e uma versão menos conhecida e em preto e branco de “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” pela England’s ITV em 1968.

Eu sei, eu sei... de empolguei de novo, mas tudo bem, ai está o terceiro livro da série ‘As Crônicas de Nárnia’. Espero que tenham gostado!
Bugs...
:*

Um comentário: